Os sistemas push-to-talk (PTT) via rádio existem desde meados da década de 1930. O primeiro sistema de PTT Via Celular Broadband  (PoC) comercial foi desenvolvido em 1987. Desde então, o PTT Via Celular evoluiu para se tornar um serviço PTT de banda larga de próxima geração.

Uma característica fundamental do sistema PTT é a comunicação instantânea. Outra característica marcante é  a possibilidade de efetuar chamadas privadas ou em grupo, apertando apenas um botão.

Devido a natureza rápida e eficiente das chamadas, o PTT tornou a tecnologia uma ferramenta central de comunicação para vários segmentos. Principalmente para setores que possuem força de trabalho altamente móvel. Destaque para os segmentos de segurança pública e dezenas de outros verticais baseiam sua operação na comunicação via rádio.

A evolução do Rádio Comunicador para o PTT Via Celular

O PTT Via Celular comercial atualmente está sendo redefinido. Isso ocorre devido à evolução das redes celulares, ao surgimento de smartphones e à nova tecnologia de habilitação de PTT.

O serviço de PTT Via Celular WalkieFleet define a próxima geração de soluções do gênero. Ele introduz, desde 2014, um novo padrão para desempenho, recursos, opções de aparelhos e redução de custos para os clientes finais.

Para falarmos de futuro, é preciso entender que o rádio comunicador PTT é uma tecnologia insubstituível para diversos setores. Isso porque os clientes de rádios PTT valorizam a conveniência e a produtividade desse sistema.

O fato de poder iniciar uma chamada 1:1 ou uma chamada em grupo pressionando um botão e comunicar instantaneamente são os principais diferenciais. Além isso, o fato da mensagem ser ouvida automaticamente através do alto-falante do aparelho do destinatário também é um diferencial. Tudo isso sem perder tempo para discagem.

Vamos dar um exemplo simples. Um controlador precisa comunicar instruções de localização e entrega de uma encomenda a uma equipe em campo. Com o serviço de PTT Via Rádio ou Celular, a comunicação é imediata a instantânea. Por outro lado, utilizando uma chamada de telefone, o telefone iria tocar, o motorista iria atender,  cumprimentar o chamador, e só depois receber a tarefa.

Agora vamos pensar um trabalhador da construção civil. Para ele é muito mais conveniente ouvir uma mensagem através de um alto-falante. Por isso, ele evita que ter de largar suas ferramentas e remover as luvas para atender a uma chamada telefônica padrão.

Portanto, como as chamadas de PTT são half-duplex, elas normalmente são mais informais, esporádicas e voltadas para os negócios do que uma chamada telefônica padrão.

É exatamente para esse tipo de empresa que o WalkieFleet foi desenvolvido.